segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mãe de 3 filhos sim, e daí? | Falando sério

Oi, oi, tudo bem?

O mundo hoje está mais corrido, as famílias cada vez mais diminuindo e se transformando. 

Antigamente ter 4 ou 5 filhos era normal, minha vó materna teve 6 filhos, e minha vó paterna 9. Hoje vemos famílias com 1, no máximo 2. Partir para 3 filhos já é motivo pra arregalarem os olhos pra você.

Começa assim: Você namora firme uma pessoa e vem a pergunta: "Vai casar quando?" Você casa. A pergunta passa a ser outra: "Quando vai encomendar um herdeiro?" Você tem o primeiro filho. "Vai tentar mais um ou parar por aí?" Você tem o segundo. Daí os comentários e perguntas aumentam: "Agora chega né? Vai fechar a fábrica?" Ou se os dois primeiros filhos forem do mesmo sexo, como no meu caso, a pergunta é: "Não vai tentar uma menina(o)?"


Daí vem a terceira gravidez e você escuta: Não acredito, você é louca? Corajosa você hein? E se vier mais um menino? (Aí dá vontade de responder: Ah eu jogo no lixo!)


Não serei hipócrita de dizer que nunca fiz um comentário desse, antes de ter filho provavelmente eu devo ter soltado uma dessas pérolas, mas hoje, depois de ter passado por todos esses comentários me dou conta do quanto fui indiscreta e inconveniente.

Geralmente eu sempre respondia de forma educada, e ás vezes respondo, pois sei que a pessoa não tem essa intenção, o que ela quer é puxar assunto, ou brincar com a situação, mas dá pra puxar assunto sem começar com esses comentários, pois é como se a gente tivesse sempre que dar satisfação de tudo o que acontece conosco quando o problema é nosso, nosso simplesmente.

Não é da nossa conta se a mulher não quer ter filho, ou quer ter só um, ou dois, ou três ou cinco. Se foi planejado ou não. Se vai "fechar a fábrica ou não". Se você ainda vive com o pai da criança, se vai trabalhar ou parar de trabalhar pra cuidar do filho, enfim não é da nossa conta e ponto!

Quando eu era mais jovem eu dizia que não queria ser mãe, pense, eu tinha muitos planos e achava que filho ia atrapalhar tudo, sim eu pensava nesse nível de ignorância. Hoje eu penso, como pude pensar assim? Mas eu tinha planos, e vou lhe falar, não realizei metade dos meus planos, a vida foi mudando e os planos também, vieram os filhos e devo de dizer que a experiência é indescritível, e graças a Deus que os planos mudaram. 

Meus dois primeiros filhos não foram planejados, mas foram desejados e amados desde o dia em que descobri que estava grávida deles, a terceira foi planejada e te digo: amo os três de igual forma. E é isso o que importa.

Mãe de 3 filhos sim, e daí?


Beijos da Ly

Um comentário:

  1. Eu nao me sinto confortavel com o "vai casar quando" parece q a pessoa ta querendo dizer "voces ja estao a tanto tempo juntos, casa logo" so q existem tantas coisas pra levar em consideracao q as pessoas esquecem, nossa idade, planos com prioridade e o principal de quem casa quer casa hahahahahah.

    ResponderExcluir