quarta-feira, 29 de abril de 2015

Conchas de amamentação, pra que serve? | Dica pra mamãe

Oi, oi pessoas do meu coração.

Sabe aquelas coisas que você olha e fala: Porque não inventaram isso antes? Pois é, é isso que falo dessas benditas conchas, e isso só pode ter sido inventado por uma mulher, ô coisinha útil.

Conchas de amamentação, pra que serve? | Dica pra mamãe


Nas duas primeiras gestações a única coisa que existia era aquele absorvente de seio, eu confesso que usei muito pouco, odiava aquilo. Na primeira gestação eu não consegui amamentar, com 20 dias meu leite secou. Na segunda eu tinha tanto leite que esses absorventes não davam conta, encharcavam rápido demais, e me lembro que uma vez quando eu tirei tinham formado aquelas bolinhas parecidas com bolinhas de bolor, fiquei com um nojo tão grande que parei de usar.

Tomei conhecimento dessas conchas antes mesmo de engravidar, através da vlogueira Flavia Calina, logo pensei vou querer um desse quando engravidar de novo.

E a gravidez veio. Quando fui comprar o enxoval esse foi um dos primeiros itens da lista. Eu sabia pra que servia, mas não sabia que existia de vários tamanhos e com vários tipos de base. Fui ver isso depois, por isso vou explicar aqui para que não cometam o mesmo erro, e comprem aquela que é mais adequado para a sua necessidade.

Em primeiro lugar para que serve?

  • para corrigir o mamilo, no caso de bico reto ou invertido, ou seja, ajuda a formar o bico facilitando a pega do bebê
  • proteger o mamilo que esteja rachado ou fissurado
  • coletar o leite que fica vazando, ajudando a evitar o empedramento

Em segundo lugar, existem dois tipos de base:

  • base rígida: é recomendado para preparar o mamilo se ele for plano ou invertido, pode ser usado a partir do 8º mês de gestação
  • base flexível ou de silicone: para a amamentação propriamente dita, é mais confortável.

Minha experiência com as conchas: comprei meu primeiro par de conchas no 7º mês de gestação, como não sabia de toda essa diversidade comprei um pequeno, e confesso que nem sabia que poderia já usar antes do bebê nascer, mas isso pra mim não fez muita diferença. Logo em seguida comprei outro maior, ambos são de bases de silicone.

Conchas de amamentação, pra que serve? | Dica pra mamãe


Meu leite demorou uns dois dias pra descer, sim pois primeiro o que desce para amamentar é o colostro, e quando desceu veio de uma vez, meus seios na maternidade estavam enormes e doloridos, e a anta aqui esqueceu de levar para a maternidade. Logo que cheguei em casa coloquei as conchas maiores e "Ah! Que maravilha!" O leite começou a descer, no primeiro mês eu usava direto, pois graças a Deus eu tinha muito leite, a concha enchia logo tanto que usei, e uso ainda, a maior, pois a menor não dava conta da quantidade que eu produzia. Conclusão: meu bico que é invertido logo se formou e a pega da Alice foi correta, o leite não empedrou e o bico não rachou, claro que ficou dolorido, mas nem sinal de rachar, fora que evita o contato da roupa com o bico deixando o seio mais confortável. Aprovado, aprovadíssimo.

Conchas de amamentação, pra que serve? | Dica pra mamãe
Furos para ventilação, quanto mais furinhos tiver, ou maiores eles forem melhor.

Conchas de amamentação, pra que serve? | Dica pra mamãe
Orifício de encaixe no bico do seio, não deve ser muito grande, pois não ajuda a formar o bico, e nem muito pequeno, pra não machucá-lo.


Minha Alice vai completar 3 meses essa semana e a frequência de uso das conchas diminuíram, pois a produção de leite está entrando de acordo com o que ela precisa, tem dias que produzo mais, tem dias que menos, mas ainda não vou descartar o uso deles.

Como você pode perceber existem de vários tamanhos, e finalidades diferentes, existem de várias marcas, o valor mínimo é de R$25,00 e você pode encontrar nas farmácias, em alguns supermercados, e em casas especializadas em enxovais de bebê.

Não, esse não é o meu seio... rsrsrs, mas é assim que deve ser colocado.


Importante lembrar duas coisas:

  1. o leite coletado não deve ser reaproveitado, 
  2. as conchas devem ser esterilizadas diariamente.
Detalhe, eu nem precisei usar a bombinha que geralmente se usa pra não deixar acumular o leite e correr o risco de empedrar. Então, uso e recomendo de olhos fechados.








Um comentário:

  1. Oi Elizandra, excelente! Eu usei uma concha da Avent na 1a gravidez e depois uma da Chico na 2a. Para mim foi fundamental. A concha me aliviava muito das dores do acúmulo do leite. Eu recomendo.

    ResponderExcluir